Tabela de Pictogramas de Sintomas

O CRID – Centro de Recursos para a Inclusão Digital do Politécnico de Leiria criou uma tabela de pictogramas de sintomas, no sentido de facilitar a comunicação entre pacientes e profissionais de saúde.

A intenção de criar esta tabela de pictogramas é ajudar as pessoas com incapacidades físicas, intelectuais ou idosos com baixa literária, a comunicar em situações de doença com os profissionais de saúde.

Tabela de Pictogramas de Sintomas
Tabela de Pictogramas de Sintomas

As tabelas estão disponíveis online, AQUI, e podem ser utilizadas em formato de papel ou digital como nos smartphone e tablet.

As mesmas estão a chegar a Cabo Verde através da Associação Colmeia, que tem uma parceria com o CRID (Centro de Recursos para a Inclusão Digital) desde 2014.

“Neste momento de especial preocupação com cuidados de saúde que atravessamos, a comunicação é fundamental. Hospitalizadas ou não, muitas pessoas estão impossibilitadas de comunicar, por diferentes razões”.
O importante é chegar ao maior número de pessoas, para que possam ser atendidas nos cuidados de saúde de forma adequada, comunicando de forma mais eficiente os seus sintomas e queixas, para um tratamento mais eficaz”.

Explicou a professora Doutora Célia Sousa, coordenadora do Centro de Recursos para a Inclusão Digital – CRID

Este mesmo projeto tem partilhado na sua página de facebook mensagens dedicadas à proteção individual e à prevenção do contágio pela COVID-19, no formato de pictogramas.

 

Recommended Posts