O são switches???

switches BT

Os switches são a tecnologia de apoio mais básica de acesso ao computador/tablet. Utilizam o toque como modo de interação e são para pessoas que não conseguem usar o teclado ou o rato convencional. Existem vários tipos de switches e a sua escolha depende da parte do corpo a usar e da capacidade da pessoa. Existem switches mecânicos, de sopro, de proximidade… e muito mais! Existe muita variedade desta tecnologia pois as características e limitações das pessoas com deficiência também são muitas e variadas. Para que estes switches funcionem no computador necessitam de uma Interface que identifique qual a função a desempenhar (por exemplo cliques do rato ou uma tecla do teclado). De momento também já existem switches sem fios que utilizam wireless, infravermelhos e Bluetooth que facilitam a deslocação da pessoa sem ter que se atrapalhar com os fios.

Normalmente antes da aquisição deste tipo de tecnologia é feita uma avaliação à pessoa para perceber qual o melhor movimento que esta faz, qual a parte do corpo a usar e onde vai ser posicionado o switch (cadeira de rodas, tabuleiro, suporte…). Esta avaliação pode ser feita por Engenheiros de Reabilitação, Terapeutas Ocupacionais, Técnicos de Reabilitação e outros profissionais da área.

Esta tecnologia também pode ser financiada pela Segurança Social e IEFP pois consta na lista homologada de produtos de apoio sendo um dispositivo alternativo de entrada (manípulo).

Andreia Matos
Engenheira de Reabilitação

Andreia Matos Engenheira de Reabilitação, fundadora da Adapt4you empresa que investe em diversas soluções para a melhoria de acesso ás tecnologias para as pessoas com deficiência, tendo ainda a vertente da formação para a acessibilidade digital.

Recommended Posts