Marta Paço

Marta Paço
surfista

Um texto de Marta Paço, surfista invisual que acredita que “Não há limites para os nossos sonhos”.  Marta Paço já conta com um titulo de campeã da europa.

Não há limites para os nossos sonhos!!!

O meu nome é Marta Paço e tenho 15 anos. Sou cega. Nasci com uma doença rara na retina: Amaurose Congénita de Leber. Desde o meu nascimento, os meus pais tentaram dar-me uma vida o mais normal possível, proporcionando-me todas as experiências e oportunidades que podiam: desporto, passeios e viagens em família, contacto com outras crianças cegas e normovisuais…

Aos 12 anos, depois de ter experimentado equitação, natação e goalball, descobri o desporto que realmente me faz feliz: o surf. A primeira vez que me pus em pé na prancha e surfei a minha primeira onda percebi que este era o meu desporto. A liberdade, a alegria e a leveza que sinto quando estou a surfar nunca tinha sentido, antes, em nenhuma outra modalidade desportiva.

Tudo começou em 2017 no café da minha mãe, que era frequentado por instrutores do Surf Clube de Viana. Desafiaram-me a experimentar as ondas, só por diversão. Foi amor à primeira onda! Comecei a treinar e a evoluir cada vez mais, sempre ao lado do meu treinador Tiago, que é os meus olhos na água. O Surf Clube de Viana e o meu treinador tornam tudo isto possível! Em 2018, já na Seleção Nacional de Surf Adaptado, participei no campeonato mundial em La Jolla, Califórnia, no qual fiquei em 3º lugar. Ajudando, assim, a escrever uma história nova para mim e para Portugal. Já em 2019, no 1º Campeonato Europeu de Surf Adaptado, em Viana do Castelo, conquistei o título de 1ª campeã europeia em ASVI. Também o ano passado, tornei-me embaixadora da Semana Europeia do Desporto.

Nestes ainda curtos anos que somo de para surfing, além de desenvolver o meu surf, tenho tentado transmitir às pessoas com e sem deficiência que não há limites para os nossos sonhos e a importância de construirmos, juntos, um mundo realmente inclusivo.

Recommended Posts