EMPREGO IEFP

Pessoa com Deficiência como aceder ao mercado de trabalho.

A pessoa com deficiência que procura emprego, têm de se inscrever no IEFP, pode o fazer pela internet no IEFPONLINE ou ir ao balcão do centro de emprego da sua área de residência. Se preferir também pode marcar uma hora para ter um atendimento mais personalizado, consoante as suas necessidades.

Não se podem esquecer quem procura ou se candidata a um emprego terá de ter um Curriculum atualizado.

Após este passo a pessoa com deficiência terá de passar por um processo de avaliação de perfil de empregabilidade, consiste nos seguintes pontos:

  • Desempregada com perfil ajustado ao mercado;
  • Desempregada com dificuldades de empregabilidade;
  • Desempregada que exija apoio intensivo.

No caso de ser uma pessoa surda os centros de emprego dispõem de um serviço de linguagem gestual.

Após esta avaliação e de conversarem contigo o IEFP poderá te encaminhar para as melhores soluções de emprego.

Se o centro de emprega vir que vais precisar de outros apoios (personalizado e especializado) para conseguires emprego, enviam-te para um centro de recursos para fazerem uma avaliação nos seguintes pontos:

  • Informação, Avaliação e Orientação para a Qualificação e o Emprego;
  • Apoio à Colocação;
  • Acompanhamento Pós-colocação.

Esta avaliação trata-se de informação complementar para apoiar a pessoa com deficiência sobre o perfil de empregabilidade ou prescrição de produtos de apoio que sejam indispensáveis ao emprego.

Se depois desta avaliação não houver nenhuma oferta disponível ou ajustada às suas características, será ativado o apoio a colocação, será feito um apoio mais personalizado para o desenvolvimento de outras competências de empregabilidade. 

Após ser colocado num emprego será feito um acompanhamento a colocação, trata-se de um acompanhamento de técnicos do centro de emprego que avaliam a necessidade de apoio à inserção e se existem mais algumas necessidades.

Recommended Posts