ColorADD

ColorADD é um Sistema de Identificação de Cores para Daltónicos, foi criado em 2000 pelo designer português Miguel Neiva, resultado de uma tese académica. Estima-se que em todo o mundo exista 350 milhões de pessoas daltónicas, e só em Portugal mais de 500 mil pessoas padecem desta condição.

ColorADD representa as 3 Cores Primárias, Azul, Amarelo e Vermelho, através de Símbolos Gráficos. Com base no Conceito universal de “Adição de Cor” (e.g., Azul + Amarelo = Verde) os Símbolos podem se relacionar entre si e toda a paleta de cores é graficamente identificada. O Preto e Branco aparecem para orientar para os tons escuros e claros de cada cor.

ColorADD, torna-se assim num sistema lógico, um jogo mental muito simples de entender e de fácil memorização

Implementado nos mais diversos quadrantes de atividade social e económica, o Código está hoje integrado na Saúde e nos Hospitais, nos Transportes Públicos e Mobilidade, no Material Escolar e Didáticos, nos Manuais Escolares e Jogos, no Vestuário e Calçado, nas Cidades e no Turismo, nos Produtos alimentares e no Retalho, entre muitos outros âmbitos, incluindo sem discriminar todos as pessoas que não têm capacidade de identificar ou distinguir as Cores. Hoje o sistema ColorADD referencia por exemplo todo o Catálogo Pantone Têxtil, mais de 2000 cores.

 

ColorADD é assim, um Alfabeto de Cores universal, que pode ser usado por qualquer pessoa, independentemente da nacionalidade, cultura, língua ou religião. Os designers, as empresas e as entidades de todo mundo podem usar e implementar o Código, e a Marca, ColorADD através da aquisição de uma licença de utilização com acesso a ferramentas de implementação e ao serviço de suporte técnico que garante a assistência necessária em fase de integração – uma proposta valor de responsabilidade social e de cocriação à escala global que aproxima as Marcas aos seus públicos-alvo.

Para as pessoas individuais e para as escolas publicas o Código está disponível de forma gratuita.

Site ColorADDFacebook ColorADD